Há 2.500 anos, o sábio Buda ensinou que, sempre que reagimos, deixamos marcas na mente que podem influenciar nosso comportamento futuro.
O marimbondo na mente
Imagine o exemplo de uma pessoa que leva uma picada de marimbondo. A dor que ela sente deixa uma marca não apenas no corpo, mas sua reação também deixa uma marca na mente. Da próxima vez que notar o inseto por perto, poderá sentir medo e reagir sob a influência do passado.
As doenças psicossomáticas
As marcas deixadas na mente podem afetar o bem-estar do corpo e levar ao surgimento das chamadas doenças psicossomáticas. Geralmente, observamos mais o corpo e o mundo externo do que a própria mente. Com isso, nem sempre percebemos padrões mentais e emocionais negativos que podem estar causando ou agravando uma doença.
Como ensinava o professor de meditação S.N. Goenka:
Muitas doenças psicossomáticas desaparecem naturalmente quando as tensões mentais são dissolvidas. Se a mente está agitada, propicia o desenvolvimento de doenças físicas. Quando a mente adquire calma e pureza, as doenças desaparecem automaticamente.
Auto-observação e cura
Ao observar nosso próprio mundo interior, de pensamentos e sentimentos, começamos a compreender por que reagimos como reagimos. Além disso, quando nos dedicamos a práticas espirituais como meditação, oração, presença e quietude, permitimos que nosso corpo físico se cure como reflexo da cura mental.
Podemos começar observando:
- Qual é o nosso estado interior?
- Quais são nossas reações habituais ao longo do dia?
Ao fazer isso, iniciamos o processo de libertação do sofrimento causado por nossas próprias reações inconscientes.
Descubra mais sobre Abundância blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ótimo texto. E como vemos, o tempo todo, em todos os lugares, pessoas com doenças psicossomáticas. Vai se tornar cada vez mais importante as pessoas desenvolverem essas habilidades de acalmar a mente e buscar a serenidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É mesmo João, criar este hábito pode colaborar para curar a mente e o corpo. Muito obrigado!
CurtirCurtir
Perfeito! Aos poucos vamos ” conseguindo” esse estado de passividade benéfica interior!🙏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, vamos. Um dia de cada vez, com auto-observação, vamos nos curando. Obrigado 🙏
CurtirCurtir