As narrativas na mente

Grande parte das pessoas vive diariamente com narrativas em sua mente, muitas vezes de forma inconsciente. Elas podem variar de breves comentários sobre pessoas e situações até histórias completas criadas ao longo do dia. Se não houver consciência, esse hábito de criar narrativas pode influenciar nosso bem-estar e minar nossas emoções.

Conversar consigo mesmo é uma das maneiras de utilizar a mente pensante. Ela pode ser útil em muitas circunstâncias, como para raciocinar, fazer planos, redigir um texto ou fazer um programa de computador.

Entretanto, se não estivermos conscientes do conteúdo das histórias que contamos para nós mesmos, podemos gerar sofrimento não só para nós como também para as pessoas ao nosso redor. Isso ocorre porque essas histórias influenciam nosso estado emocional e, consequentemente, nosso comportamento. As narrativas podem conter percepções enganosas sobre fatos e sobre quem somos, além de serem carregadas de emoções negativas do passado.

Por exemplo, uma pessoa lhe diz algo e você, por causa de um acontecimento anterior, interpreta como uma ofensa, mesmo que essa não tenha sido a intenção. Ou então, você se percebe como alguém incapaz de realizar algo que deseja e cria narrativas baseadas nessa crença, que não contribuem para sua felicidade.

É necessário utilizar a mente pensante de forma equilibrada e estar consciente do conteúdo das narrativas que criamos.

Quando estamos conscientes das narrativas, conseguimos discernir aquelas que nos fortalecem daquelas que não. Qualquer narrativa é apenas um padrão de pensamento que depende da nossa atenção para existir. Assim, somos capazes de prevenir que uma narrativa consuma nossa energia simplesmente retirando o foco dela.

Dependendo do estado emocional em que nos encontramos, pode ser desafiador nos libertarmos de uma narrativa. Emoções negativas do passado podem reforçar o surgimento de pensamentos negativos, que, por sua vez, alimentam um estado emocional desfavorável, formando um ciclo difícil de romper. A solução é a prática da presença, permitindo que a luz da consciência dissolva os padrões negativos de pensamentos.

Podemos praticar a presença a qualquer momento, dedicando alguns minutos por dia ao silêncio, em um estado de quietude. Essa prática ajuda a dissolver padrões de pensamentos repetitivos que consomem nossa energia.

Você já notou se tem o hábito de conversar consigo mesmo ao longo do dia? Cria narrativas com frequência? Como isso afeta suas emoções e seu comportamento?

Para saber mais sobre a prática da presença, entre em contato.


Descubra mais sobre Abundância blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em “As narrativas na mente

Deixe um comentário